sábado, 31 de março de 2012

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

By Heloisa
3º C

O Pré- Modernismo não se constitui uma escola literária, mas um período de transição entre o modo antigo e um novo modo de se conceber a arte. Ele foi o período em que foram surgindo ideias novas contrárias ás que já  estavam arraigadas no imaginário artístico tradicional. As primeiras manifestações do desejo de mudança desse paradigma, aqui no Brasil, fizeram-se notar em obras que, entre outras propostas, tentavam mostrar a verdadeira realidade do Brasil. Questões como os tipos humanos marginalizados, a vida suburbana, a linguagem do cotidiano, e o modo de vida do interior do Brasil foram temas recorrentes.
Na verdade, as temáticas do pré-modernismo ainda se fazem presente na atualidade. O Brasil da pós-modernidade ainda vive os dramas do começo do século passado.

O que foi o pré modernismo no brasil?

      BY: John Kenyston
O pré- modernismo foi marcado no Brasil,com grandes teatros que até hoje são falados pelo brasil todo,
 grandes escritores foram surgindo naquela época.
      O pré- modernismo estendeu no inicio do século xx na apresentação da semana de arte moderna.E o pré-modernismo não podia ser considerado uma escola litéraria,e sim um período literário de transição.E os escritores desse período do pré-modernismo são: Augusto dos anjos com a poesia "Eu'',em 1912,as prosas de Euclides da Cunha- "Os Sertões",em 1902, Lima Barreto-"Urupês",em 1918 e Graça Aranha-"Canaã",em 1902.Essa foi o pré-moderninsmo no Braisl.

sexta-feira, 30 de março de 2012

O Pré-modernismo no Brasil

Paulo Henrique Paixão
O Pré-modernismo foi um período de critica social onde os autores do período buscavam Em suas obras retratar a realidade Brasileira.Nesse período podia-se  observar como Característica principal o regionalismo ,tipos humanos marginalizados e uma ligação Com fatos políticos econômicos e sociais.  
  
 
 


quarta-feira, 28 de março de 2012

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

BY: Pedrolina Cristina

O pré-modernismo no Brasil é uma literatura de crítica social que mostra a realidade entre seus conflitos politicos e socias,na  realidade pre-modernismo é um termo generico que designo uma vasta produção literaria que foi no meado do século XX. O interesse brasileiro é a busca de uma linguagem bem mais simples e coloquial e essa preocupação era de todo o pré-modernista que era muito explicita como na prosa de Lima Barreto que representa um importante passo na renovação modernista de 1902 e as caracteristicas na realidade brasileira como no romantismo,  no parnasianismo. No Brasil não oficial do sertão  nordestino dos caboclos interioranos é, com certeza, o grande tema do pre-modernismo.

PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

By: Wenderson Sousa

 O Pré-Modernismo foi um amplo movimento cultural que repercutiu forte e artisticamente na sociedade brasileira, e sobretudo, no campo da literatura e das artes plásticas, no início do século XX.
Com a revolta contra a vacina o brigatoria no (rio de janeiro em 1904)´a revota chibata no rio em 1910 e as duas greves gerais de operarios em (São paulo em 1917 - 1919). No meio rural, proliferação de grupos d cangaceiros, guerras de canudos (Bahia em 1896 - 1897) a revolta do contestado ( Santa catarina em 1912 - 1916) e o levante de juazeiro (ceará em 1911 - 1914) Padre cícero prtagonista.                     


PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL - Resumo

By  Wemerson Pereira

O Brasil do século XX e a mentalidade do século XIX, pós republicana, positivista e liberal. O poder das oligarquias dos setores rurais, a burguesia industrial nascente com a exportação do café, principalmente no eixo Rio São Paulo, a urbanização e a imigração devido ao desenvolvimento industrial, este é o contexto social, político e econômico do Pré-Modernismo no Brasil. Logo, as temáticas abordadas por autores como, Graça Aranha, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato refletiam bem o que o país vivia na época, tradicionalista e conservador.

segunda-feira, 26 de março de 2012

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

                                                                                                                                       BY: Marcela Santos

As questões temáticas presentes no pós-modernismo podem ser observadas na valorização da realidade brasileira nos ambientes urbanos e rurais, quais pré-modernismo está presente com suas qualidades e/ou tensão de modo original, crítico e até polêmico; assim também narrando sobre os fatores que marcaram e influenciaram a sociedade do período, principalmente no campo político, além de uma nova maneira de construir os textos e de compor as palavras no mesmo.

sábado, 24 de março de 2012

O que foi o Pré-Modernismo no Brasil?

Paulo Henrique - 3º C

O Pré-Modernismo foi um amplo movimento cultural que repercutiu forte e artisticamente na sociedade brasileira, e sobretudo, no campo da literatura e das artes plásticas, no início do século XX. Foi também o resultado da assimilação das tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias. Podemos citar os principais autores e obras desse período:

  • POESIA: Augusto dos Anjos - EU (1912)
  • PROSA: Euclides da Cunha - Os Sertões (1902); Lima Barreto - Triste fim de Policarpo Quaresma (1915); Monteiro Lobato - Urupês (1918); Graça Aranha - Canaã (1902).

sexta-feira, 23 de março de 2012

O QUE FOI O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL?

By Ranilse Araújo

O pré-modernismo não é considerado uma escola literária e sim o período de transição para o Modernismo.
Nessa época os livros eram escritos em forma de denúncia da realidade, pois o Brasil oficial estava sendo substituído por um Brasil não-oficial, ou seja, as belezas do litoral, os aspectos positivos urbanos estavam sendo trocados pela realidade dos subúrbios, caboclos interioranos entre outros.
A literatura mostra os fatos políticos, a situação econômica e social contemporâneos, diminuindo cada vez mais a distância entre a realidade e ficção. Como por exemplo, os seguintes autores e suas obras: 


Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (Que retrata o governo de Floriano Peixoto e a Revolta Armada)
Os Sertões, de Euclides Cunha (Que faz um relato da Guerra dos Canudos, mostrando a como uma das primeiras manifestações pela terra no Brasil).

quinta-feira, 22 de março de 2012

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL


BY: Matheus Vieira

O Pré – Modernismo no Brasil teve início entre o fim de século XIX e o início do século XX, onde basicamente possuía uma mentalidade positivista, liberal pós- republicana.
Más ao contrário do que muitos imaginam, o pré- modernismo não constitui uma escola literária, e sim, foi o inicio do processo de uma nova literatura, sobressaindo dos conceitos europeus.
O Pré- modernismo trazia de fato o “Brasil Real”. Onde em sua crítica social, abordava assuntos regionalistas, os tipos sociais marginalizados, assunto políticos- sociais.
Em seu contexto histórico, o pré- modernismo passava por uma crescente economia cafeeira, onde a imigração e urbanização também cresceram.
Não podemos esquecer os acontecimentos políticos- sociais como: A revoltada chibata; A revolta do contestado entre tantas outras.
Autores e obras, também mascaram o período pré- modernista, como:
*Graça Aranha – Canaã (1902)
*Augusto dos Anjos (1902)
*Monteiro Lobato (1918)
Portanto, pré-modernismo marcou uma virada na literatura brasileira, trazendo uma visão para os autores e até mesmo para a sociedade em si.

 Pré - Modernismo ontem e hoje.

O pré-modernismo abordou temas que causaram grande debate na época; O texto de monteiro lobato (urupês) falava da discriminação sobre o sujeito caipira, e hoje não é diferente. O nordestino, o negro e o homossexual etc. Sofrem também com a discriminação.
As questões político- sociais citadas também no pré- modernismo, hoje é um tema de vasta discussão na sociedade.
Portanto todas as temáticas do pré- modernismos hoje também estão evidentes, e causando debates até mesmo maiores do que naquela época.

O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL - Resumo


by Adriano de Jesus

O pré-modernismo é uma literatura de crítica social a qual mostra o Brasil real, com seus conflitos políticos, sociais e econômicos.
Embora os autores pré-modernistas ainda estivessem presos aos romances realista- naturalistas e da poesia simbolista ao menos duas novidades essenciais podem ser observadas: A busca de uma linguagem mais simples e coloquial, pois representa um importante passo para a renovação de 1922; interesse pela realidade brasileira. Neste aspecto, o pré-modernismo não se constitui uma escola literária propriamente dita, mas um período de transição, um anúncio de um movimento de renovação nas artes, o Modernismo.

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

by  RAYNARA SALES      

    O preconceito, de toda ordem,  a exclusão social, as políticas públicas que favorecem poucos são exemplo de questões abordadas no pré-modernismo e que ainda se fazem presentes na nossa atualidade, pois ainda existe muitos fatos que se comparam com os de hoje em dia.
     Portanto, essas questões do pré-modernismo ainda existem,só que algumas com o intuito de mudar alguns dos fatos.      
  
                      

     

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

By  Benildo                       

                O pré-modernismo, no Brasil, teve seu  início do século XX. Foi um período marcado por grandes acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais, e marcou profundamente a população daquela época. Podemos citar a Gerra de Canudos, a Revolta contra a vacina obrigatória e as duas greves gerais de operários. Nesse período, ainda era praticada formas de arte de estilos literários de outras tendências.
               Mas é importante lembrar que o pré-modernismo não é uma escola literária, mas tão-somente um período transitório. Contudo, podemos citar autores que já produziam segundo uma proposta modernista: Augusto dos Anjos, Euclides da Cunha, Graça Aranha entre outros.                
             

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

By  Geyssa Lene

          O Pré- Modernismo  não  foi uma escola  literária, mas  sim  um dos períodos  mais   importantes  para a literatura  brasileira, pois retratava  a realidade do  Brasil no início do século  XX. Assuntos  que, ainda  estão presentes  na   atualidade , principalmente  o  racismo.                      Monteiro  Lobato, que retratou  a  miséria  dos  moradores  do  interior do  sudeste  e da  economia  cafeeira é um exemplo disso.
                Hoje  em  pleno século XXI,a miséria  é  um dos  problemas  sociais  mais  críticos   do Brasil , são milhões  e milhões  de famílias passando  fome, sem  água para beber, sem moradia , ou seja, nenhuma  qualidade  de  vida.  
          José Pereira  da  Graça  Aranha, que  em uma em sua obra, Canaã, retratou  a  imigração  alemã  para o  Brasil , discutia questões  bastante presente na época. 
             Algumas  das  temáticas  também  presentes  na  sociedade da época e apresentada nas obras desse período são o tipo  humano  marginalizado,elite  daquela época,  os caipirasos  nordestinos, que vivem á margem  da  sociedade,  que  ainda prevalecem em pleno século XXI.
Assim  sendo, a  realidade  brasileira  foi  sendo vista   através  do  Pré-Modernismo  que fez uma ruptura  com as escolas  literárias que antecederam a mesma como o Realismo, o Naturalismo, o Parnasianismo e o Simbolismo, para mostrar de forma concreta e objetiva   a situação do Brasil no começo do século XX, que infelizmente, permanece até hoje.  

Questões temáticas do Pré-modernismo no Pós-modernismo BY: CLEZIA SANTOS

As questão econômicas e  políticas criticadas no início do século XX, durante o período denominado pré-modernismo, até hoje são criticadas em nosso país, guardada as devidas proporções. O desemprego, o custo de vida, os serviços públicos oferecidos á população (saúde, educação, saneamento básico...), e outras questões de ordem político-sociais ainda são temas recorrentes e também servem de pano de fundo para produções artísticas que retratam essa realidade (música, teatro, cinema). Assim, as questões temáticas da pós-modernidade continuam as mesmas. Nesse sentido, da mesma forma como aconteceu no pré-modernismo, a arte está a serviço da população, no sentido de fazer da arte um instrumento de denúncia social.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pré-modernismo no Brasil
O pré-modernismo, foi um Período de transição para o modernismo, que não era constituída como uma escola literária.As questões temáticas do pré-modernismo envolvia as criticas sociais,político e econômico do país.As escolas literárias do pré-modernismo são ligados ao Realismo,Naturalismo,Parnasianismo e Simbolismo.
Em relação ao contexto histórico, ouve traços renovador de novos escritores que analisaram a realidade brasileira de sua época, pois a literatura incorporava as tensões sociais daquele período.Teve também os dois mais importantes autores que foi Lima Barreto e Monteiro Lobato.
Obras dos autores que foram mais conhecidos foi Lima Barreto com sua obra o triste fim de Policarpo Quaresma, que tabém lutou contra o preconceito racial, Graça Aranha com Canaã, ele se indentificou muito com pessoas marginalizadas, Monteiro Lobato Urupês, e seus livros infantis, Euclides da Cunha os sertões e Augusto dos Anjos  com sua obra Eu.                                                               
                                                                                                      By: Clezia Santos

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

 
As questão da economia e a política, até hoje é crítica em nosso país, parecida com aquela época em que a política também era realmente crítica, em relação as questões sociais,o desemprego,as greves entre outros.
As questões temáticas da pós-modernidade, estão associadas a educação e também o ensino básico publico,ou seja as condições continuam as mesmas,precárias em que se encontra a educação publica do nosso país,outras situações é  desemprego que ainda existem milhões de brasileiros desempregados pois a economia tem crescido mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil.
                                                                                                                      BY: CLEZIA SANTOS

As temáticas do pre´-modernismo ainda se fazem presentes na atualidade?

BY: DARYEL COSTA

      Hoje ainda temos um pouco do pré-mordenismo em nosso cotidiano, pois, ainda temos "certos preconceitos" com pessoas vistas como marginalizadas, como por exemplo:
mulheres, imigrantes, usuários de drogas, indios, religiões, nordestinos, cablocos, sertanejos, homossexuais, emfim, fazemos a cultura do século passado com influência do nosso cotidiano.

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

BY: Myrelli Araujo


As pessoas da atualidade não diferem muito das que viviam na época do pré-modernismo, a questão do preconceito ainda é bastante repercutida nos nossos dias, quer seja ele: racial, cultural, opção sexual, credo, condição financeira, etc.

Nos jornais, revistas, internet, televisão, etc. Em todos os meios de informação se ver e se nota uma procupação para exterminarmos o preconceito. Mas, todos "nós" sabemos que muito dos defensores dessa causa, são na verdade os tais que praticam de forma "oculta" suas crueldades, sem sofrer nenhum tipo de repreensão.

A mídia usa e abusa do poder e da influência que tem sobre as pessoas, e isso antes na época do Pré-modernismo ocorria de forma diferente, ao invés de expor as pessoas "excluídas", eles as deixavam-nas ocultas para que ninguém viesse a ter contato com esses. Hoje a mídia ridiculariza, expondo, mostrando o preconceito de forma que nos vemos sendo obrigados a aceitar.

conclui-se, que praticamente nada sofreu mudanças, exceto pelo fato do preconceito está mais entronizado no nosso dia-a-dia e com mais incidência.

                                                                        

Pré-modernismo no Brasil

Movimento literário não necessariamente considerado uma escola literária, que vai dos primeiros anos do século XX, e vai se prolongando até 1922, quando ocorreu a Semana de Arte Moderna no Brasil.

O movimento pré-modernismo na verdade em suas características primordiais tinha traços de escolas literárias passadas como: Realismo, Naturalismo e Simbolismo, mas jaz um prenúncio do Modernismo oculto entre linhas de caracteríticas e pensamentos avançados.

Como o movimento Pré-modernismo teve os seus influenciadores autores, escritores principais como: Lima Barreto, com a obra O Trite Fim de Policarpo Quaresma, Augusto dos Anjos, Monteiro Lobato, Euclides Cunha e Graça Aranha. Com obras que marcaram e chamaram atenção na época que foram publicadas.

No fim movimento pré-modernista foi um período de mudanças de características como vestes, cultura, tendências, estilos, gosto de mudança de hábito. Por  tanto foi uma tradição do pré para o pós, do antigo para o novo que se tornava velho.

                                                                                         by: Cléucio Cardoso

O que foi o Pré - modernismo no Brasil?

       O Pré - Modernismo no Brasil, foi uma ápoca de modificações ou seja de transição que por si viria o modernismo.
        Portanto Vários escritores da literatura se regineraram ou foram descobertos como por exemplo, "Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos, euclides da Cunha e Graça Aranha".
        As pessoas tinham modas marginalizadas e outros como costumes europeus, no modo de vestir e a cultura que sofreu trasação ou seja modificação até os dias atuais.


Mayara M. R. Lisboa        

O que foi o Pré-modernismo?

O Brasil no início do século XX mantinha basicamente mentalidade do final do século XIX, pós-republicana, positivista e liberal.
Nessa época acontecia vários movimetos político-sociais, tais como: Revolta da Vacina Obrigatória, a Revoltavolta da Chibata, as duas Greves Gerais de Operários, Guerra dos Canudos, Revoltado contestado e o Levante do Juazeiro, que teve como figura central o padre Cícero.

Nesse período a economia cafeeira estava amplamente ligada entre Rio-São Paulo São Paulo-Minas, ocorrendo nesse tempo a Revolução Industrial. Trouxe consigo grande crescimento populacional, devido a urbanização e a imigração para esses estados, principalmente no estado de São Paulo.

O Pré-modernismo não constituía uma escola literária, mas sim um período de transiçaõ para o modernismo. Em geral o Pré-modernismo era uma literatura crítica social, mostrava o Brasil real, com seus conflitos político-sociais. Ele foi a ruptura entre a "velha" e a "nova" literatura.

Grandes autores marcaram o Pré-modernismo brasileiro tais como: Augusto dos Anjos (Eu), Euclides da Cunha (Os Sertões), Lima Barreto (OTrite Fim de Policarpo Quaresma), Monteiro Lobato (Urupês) e Graça Aranha (Canaã).

                                                                                       by:Myrelli Araújo

Pré-modernismo: preconceito, hipérboles frias.

No passado distante preconceito era considerado algo normal e até "legalizado" pela lei sendo praticado por todos que tinham seus egos nas alturas e se consideravam maiores que outros se achando no direito de pisar nos menores que eles assim consideravam.

Nas décadas que antecedem os dias de hoje pessoas como os negros, homossexuais, deficientes, pobres e pessoas que vivem em áreas rurais e muitos outros sofrem preconceitos, sem chances para suas indgnações. Já nos dias de hoje todos esses que foram citados continuam sofrendo preconceitos contra se mesmo ridicularizando sua imagem, fazendo até piadas de  se mesmo.

Por tanto na maioria das vezes que ocorrem nos tempos modernos o preconceito é feito de quem sofre para, ele mesmo e se colocando para baixo. Quase nada mudou. Hoje sendo "legalizado" ou não o preconceito ainda é muito forte da época do modernismo até hoje.

                                                                           by: Cléucio Cardoso

terça-feira, 20 de março de 2012

Pré-modernismo: questões temáticas

Os temas abordados no pré-modernismo, como os tipos humanos marginalisados, questões políticas, o regionalismo, ainda se fazem presentes na atualidade.

O índice de probreza no Brasil é muito elevado. Muitas pessoas não têm onde morar e moram na rua e por morarem na rua são rejeitadas, ignoradas e até condenadas por pessoas preconceituosas, por acharem que todo "sem teto" é vagabundo, marginal, sem educação...

Hoje é muito comum, aparecer nos noticiários questões políticas que aconteceram no período do pré-modernismo, como: Revolta do Contestado, Greve Gerais dos Operários, Revolta da chibata... Esses acontecimentos político-sociais acontecem hoje, mas com outros nomes. Quantas Greves de Operários já aconteceram no Brasil do século XXI? Como a greve geral da polícia militar, médicos, advogados, professores... Reivindicando melhores condições de trabalho e salário? Quantas Revoltas do Contestado hoje existe por aí? Empresas expandindo seus negócios, se modernizando, prejudicando os menos favorecidos, os pobres sendo obrigados a sair de suas terras e assim havendo "contestamento" nos fóruns judiciários.

E o preconceito com o nordestino que existia no período do pré-modernismo ainda existe nos dias atuais, só com uma diferença; é "disfarçado!"

É comum um nordestino em outra região perder uma vaga de emprego por ser nordestino. Porque as pessoas de outra região acham que o Nordeste não é civilizado, por sua história. Quando os cangaceiros partiam em grupos pelo sertão de vários estados nordestinos, saqueando vilas e fazendas e espalhando morte e medo por onde atravessavam. Mas eram tidos como heróis pelos vilarejos miseráveis por onde traziam comida e remédios para essas localidades. E também por acharem que o nordestino vai tomar a vaga de emprego deles, exatamente pelo fato de terem muita competência e fazer muito sucesso hoje em dia pelo Brasil.

                                                                   by: Ivanielson Araujo

Pré-modernismo

O pré-modernismo no Brasil foi um período de transição e não possui os traços de uma escola literária. Em outras palavras, foi um momento de transição entre a tradição literária do século XIX e sua ruptura radical.

Na época, as pessoas tinham uma mentalidade pós-republicana positivista e liberal e com movimentos políticos-sociais (chibata,contestado...). E também com a economia cafeeira, a imigração, a urbanização, revolução industrial, contribuíram para o Brasil querer ter sua própria "identidade" para não ficar sobre influência de outros países, de outras culturas. Então os autores brasileiros começaram a produzir obras abordando temas que mostravam a realidade do país. Obras que então eram criticadas e questionadas.

O pré-modernismo foi um período cultural que vai dos primeiros anos do século XX até 1922, quando ocorreu a Semana de Arte Moderna no Brasil.

Representantes do pré-modernismo no Brasil são: Augusto dos Anjos, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Graça Aranha.

                                                                        by: Ivanielson Araujo
by Patricia Maria Souza

O Pré-modernismo não constitui um movimento literário, mas  um periodo em que conviveram diversas tendências. No Brasil, esse período foi marcado pela urbanização, pelos conflitos políticos, suas principais características são a descriminação, o regionalismo e a pobreza dos nordestinos e caipiras. Os principais autores: Euclides da Cunha - Os sertões, Lima Barreto - Triste fim de Policarpo Quaresma, Monteiro Lobato - Urupês.

O que foi o pré-modernismo

Pré-modernismo
O pré-modernismo não constitui em uma escola literária, mas em um período de transição para oi modernismo envolvendo as escolas literárias da era moderna. Período que durou de 1902 á 1922.
O mesmo foi um período em que veio para abrir a mente das pessoas de uma nova geração. Embora os autores pré-modernista ainda estivessem  presos aos modelos do romance realista naturalista e da poesia simbolista, mas sempre tinham duas novidades essenciais em sua obras, o interesse pela realidade brasileira e a busca de uma linguagem mais simples e coloquial.
A principal característica desse período foi o regionalismo, os tipos humanos marginalizados, o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos.
Os principais autores do pré-modernismo foram Lima Barreto (o triste fim de policarpo quaresma), Monteiro Lobato(urupês), Augusto dos Anjos(Eu), Euclides da Cunha(Os sertões).
                                                                                                          

Weslley Santos Costa

Pré-Modernismo no Brasil

POR SKARLLETH NAYARA

Chamamos de Pré-Modernismo a fase de transição literária entre as escolas de tradição clássica anteriores e o momento de ruptura com o passadismo, iniciada  por novos escritores.
Na Bahia, ocorre a famosa "Revolta de Canudos", que inspirava a obra "Os Sertões"  do escritor Euclides da Cunha.
Aos poucos, a República "Café-com-leite" ficava em crise, e em 1920 começam os tumultos da semana de arte moderna, que marcava o inicio do Modernismo no Brasil.
Os principais escritores e obras do Pré-Modernistas são:
- Euclides da Cunha: Os sertões.
- Lima Barreto: O triste fim de Policarpo Quaresma.
- Monteiro Lobato: Urupês.
- Graça Aranha: Canaã.
- Augusto dos Anjos: Eu. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

By:(Fernando Jorge) o pre-modernismo foi um grande tema no brasil,como nos interiores paulistas,buscando a linguagem mais simples e coloquial,tentando se adequar com a lingua culta ate hoje,tentando se  adequar pelo menos com a lingua coloquial,mais o pre-modernismo surgiu em 1902 e ate hoje existe,e temos como provar sendo que o brasil tem interiores com caracteristicas de sertões e de sotaques daquela epoca,e de caracteristicas de preconceito tanto com o negro quanto a  falta da lingua literaria portuguesa.
Ser feliz
Fernando Pessoa

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
Apesar de todos os desafios,
Incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
E se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si,
Mas ser capaz de encontrar um oásis
No recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica,
Mesmo que injusta.”
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou
Construir um castelo…

By Iracema S. Maia Neta


 As questões temáticas do pré-modernismo ainda estão presentes na atualidade?
                                                                By:Francyane Reis

Algumas questões relatadas no pré-modernismo ainda são vistas em nossa atualidade. Se a antiga contradição do país, dividido em campo e cidade era um assunto recorrente do pré-modernismo, ele se recoloca hoje com novas divisões como centro e periferia, cidade e favela. Sendo ainda presente a escravidão, o subemprego, a desigualdade social, regiões em completa seca e miséria, e a grande massa de imigrantes que saem do seu país em busca de melhores condições de vida. Portanto as questões temáticas abordadas no pré-modernismo prevalecem atualmente só que algumas com outras versões, que assolam nossa sociedade que apesar de décadas não foram solucionados, o que significa dizer que vivemos no país que ainda está parado no tempo.

sexta-feira, 16 de março de 2012

AS TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA SE FAZEM PRESENTES NO SÉCULO XXI?



By:Camilla Dias



O pré-modernismo foi um período de transição que tentava mostrar as realidades predominantes de um país. Durante esse período ocorreu grandes questões sociais que permanecem na atualidade.
No século XIX ocorreu grandes crises que marcou esse período na qual podemos citar crises políticas, sociais e econômicas, e também problemas concretos como a miséria e a seca, onde todas estão associadas ao nordeste brasileiro.
Nessa época os autores retratavam os acontecimentos mais importantes marcados pelo caráter social de um Brasil que se industrializavam. O triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto, por exemplo, fala da população suburbana e narra os ideais de um país com a cultura popular, entre outros.
Portanto, todas estas questões ainda fazem parte de uma sociedade simples e brasileira presente na atualidade.

resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

By:Suane Martins


O pré-modernismo no Brasil foi definido como uma transição das escolas literárias anteriores que não predominou, mais que ainda existia escritores que produziam suas obras seguindo as principais características e as formas estruturais dessas escolas, retratando os conflitos marcantes da época, a realidade brasileira e o regionalismo, procurou desenvolver tendências conservadoras ainda influenciadas pelo realismo, naturalismo e parnasianismo, só que renovando atitudes e apresentando novos temas. Em seu contexto histórico procuravam mostrar o aumento de imigrantes europeus e também o crescimento na atividade cafeeira, as classes dos trabalhadores, ex-escravos que começaram a integrar a classe marginalizada da sociedade, sem esquecer de uma série de revoltas por várias regiões do país em que se destacaram: a guerra dos canudos, enfatizado por Euclides da Cunha; a situação de exploração, criticas, preconceitos por Lima Barreto e também a denuncia das fraquezas sociais no interior paulista e a caricatura do caipira por Monteio Lobato. Portanto, este período foi uma “ponte” para o modernismo que não possui traços de uma escola literária, mais tratando libertar os poetas do orgulho nacionalista e mostrando que todos esses acontecimentos estavam fora dos interesses políticos.

O QUE FOI O PRÉ-MODERNISMO?

                                                                                                               By Luana Garrido

 O pré-modernismo se deu a partir de 1902 com a publicação do livro os sertões. Encerrou-se no ano de 1922 com o surgimento da semana da arte moderna que pôs fim ao pré e deu origem a escola literária modernista.
 O pré-modernismo nada mais foi que um período de transição para o modernismo, não chegou a ser uma escola literária, e nesse período houve uma heterogenidade de obras, um autor escrevia sobre o romantismo, outro sobre o realismo, um mais adiante sobre o parsansianismo. Por fim, não houve uma regra concreta, cada autor era livre para escrever o que quisesse e por isso misturavam-se várias tendências.

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL


                                                                                                                        BY: Daniele Lima

O pré-modernismo foi uma fase de transição. A ruptura dos valores europeus na tentativa por mostrar a realidade sócio-cultural do Brasil no século XX. Os autores pré- modernistas procuraram fazer uma crítica social utilizando personagens brasileiros que eram ignorados pela elite. Caipiras, sertanejos, população dos subúrbios, cada autor de uma determinada maneira se identificava com diversos temas característicos do Brasil e abordavam em suas obras.  O contexto pelo qual esses autores vivenciavam inspirados diretamente eu suas criações literárias.
A fase de transição pré-modernista iniciou-se com a obra literária Os setões de Euclides da Cunha em 1902, na qual esse autor procurou retratar a guerra de Canudos existente no nordeste brasileiro, pois durante o conflito, ele fazia reportagens para o jornal o Estado de São Paulo, o que consequentemente levou a escrever sua obra.
Durante a época pré-modernista o Brasil passava por vários conflitos, com a revolta da vacina, ou seja, os autores literários estavam ligados aos problemas existentes no país, que estavam camuflados pela classe dominante.

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?


                                                                          BY:Juliene Pachêco

Algumas questões sociais que foram retratadas no pré-modernismo persistem até os dias atuais. E essas questões abordavam a situação do Brasil naquela época , que eram vividas pelos sertanejos, funcionários públicos, caboclos interioranos, as pessoas dos subúrbios,os mulatos, entre outros tipos marginalizados.
Alguns escritores daquela época publicaram obras que mostravam um Brasil cheio de miséria como por exemplo , a obra Os Sertões de Euclides da Cunha, a imigração pela obra de Graça Aranha (Canaã), o preconceito racial e a marginalização nas obras de Lima Barreto e as dificuldades do homem no interior de Urupês .
Enfim, essas questões sociais ,estão muito presentes no nosso cotidiano e que muitas das vezes nos leva as discussões e questionamentos sobre elas.



Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

                                                                  


By:Camilla Dias

              O pré-modernismo não foi considerados uma escola literária,mas sim, consiste na fase de transição entre a produção literária no final do século XIX e o movimento modernista.Com o surgimento do pré-modernismo no Brasil durante o século XX ,desenvolveu-se vários acontecimentos históricos com profundas mudanças, como a cultura, à industrialização e urbanização, à massa de imigrantes e outros fatores, como por exemplo, o movimento grevista, revoltas e conflitos. Ao mesmo tempo, começa a surgir em nosso país um grupo de autores que, embora ainda presos ao movimento literário do século anterior, apresentavam algumas inovações quanto aos temas e linguagem. Os autores tentavam em suas obras retratar os caráteres sociais marcantes de um país e de uma sociedade brasileira simples. Os principais autores desse período foram ,Graça Aranha (Canaã) que retrata a imigração; Euclides da Cunha (Os Sertões)que aborda o tema da guerra de Canudos; Lima Barreto(O triste fim de Policarpo Quaresma) que faz uma análise da população suburbana; Monteiro Lobato (Urupês) que descreve a miséria do caboclo; e Augusto dos Anjos (Eu) que retrata sobre o interesse social.



                                                

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

BY: Suane Martins

De fato há semelhanças nos acontecimentos do Pré Modernismo e nos acontecimentos da atualidade. Uma das semelhanças é que esses dois períodos se voltam às questões internas do país. Em que se destacam a realidade brasileira, os conflitos e a questão do preconceito retratado pelos autores pré modernistas e atuais.
Se tratando da realidade brasileira os tipos humanos incluem-se nesse item, a figura do cangaceiro, sertanejo e caipiras. No Pré Modernismo eram considerados mestiços, mal-humorado e sempre criticado por sua aparência e sua forma de vida, não mudando nada na atualidade, a única diferença é que esses mestiços procuram melhores condições e também a própria razão de viver.
Outra a ser discutida é que o Pré Modernismo procurava mostrar suas revoltas sobre os acontecimentos da época e a disputa entre a ambientação urbana e a região, pois em alguns poemas eles fazem descrição da terra onde ocorreram tantas revoltas. A marginalidade é outra semelhança marcante que predominava nas favelas das grandes cidades e que na qual o Pré Modernismo deu o primeiro passo constatando que foi através da imigração européia e o fim da escravatura que começaram a integração das classes menos favorecidas da sociedade.
Portanto, as questões levantadas a respeito dos novos estilos literários, só confirmam que os problemas sociais ainda não apresentam soluções, causando no Brasil conflito graves. Deixando de lado as particularidades humanas retratadas nas demais regiões brasileiras.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL


 BY: Raíssa Mendes

O pré-modernismo foi um período de transição até o modernismo. As obras desta época ainda estavam ligadas às escolas anteriores, portanto as criações não eram significativas. Nesta época havia um conflito do campo X cidade e o país foi palco de diversas revoltas sociais, tais como a Revolta da Vacina e da Chibata no Rio de Janeiro, a Revolta de Contestado em Santa Catarina e as greves de operários em são Paulo. Os principais autores com suas respectivas obras foram: Euclides da Cunha com sua obra Os Sertões, Monteiro Lobato que se tornou famoso com o personagem Jeca Tatu em Urupês, Augusto dos Anjos com a narrativa Eu e Lima Barreto que narra O triste fim de Policarpo Quaresma. Estes são os principais autores que através de suas obras mostraram a realidade do sertão nordestino, do caboclo interiorano e a miséria nos subúrbios. O fim do pré-modernismo foi marcado na semana de Arte Moderna, em que se iniciou o modernismo, no ano de 1922.