domingo, 29 de abril de 2012

O que representou para literatura brasileira a primeira fase do modernismo no Brasil?

 A primeira geração modernista foi dada como geração do racionalismo burguês se iniciou com a semana da arte moderna e logo depois se caracterizou com novos elementos, que levaram ao surgimento de uma segunda geração que ficou conhecida como geração de 22, que tinha como objetivo principal a destruição de todo academismo proveniente da Europa, e representava sobre tudo modelos românticos, realista e parnasiano.
Dessa forma a métrica, a rima, a linguagem de dicionário, e a linearidade do discurso passaram a ter começo, meio e fim. O Brasil na tentativa de se superar relaciona-se com o academismo cosmo paulista e com os modelos artísticos europeus dela decorrente. Para os modernistas ambos são responsáveis pela repressão da expressão artística das características nacionais da colonização.
Diante disso Mario de Andrade, Oswald de Andrade e os demais representantes da primeira geração modernista, propõem-se então uma literatura capaz de conciliar as influencias das vanguardas européias com o novo nacionalismo, que hora se confundi com o nacionalismo romântico e patriótico, e hora assume um tom polêmico e paródico, satirizando o próprio nacionalismo romântico e relendo criticamente as etapas do processo de colonização de valores europeus a literatura brasileira.
   



 

As questões temáticas do pré-modernismo ainda estão presentes na atualidade pós-modernista?

Bom, o pré-modernismo não e considerado uma escola literária, e sim um momento de transição entre escolas literárias. As obras provenientes do pré-modernismo refletiam uma mentalidade artística ainda ligada à atualidade, onde os ecos do realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo, contribuem para criações significativas.
Ou seja, tínhamos uma literatura superficial, alienada das questões nacionais. Logo depois, os escritores considerados pré-modernistas anunciam a modernidade em oposição a esse cenário dominante. No entanto, ao compararmos obras do pré-modernismo com o pós-modernismo, podemos estabelecer certa ligação entre ambas.
Por exemplo, a obra de Euclides da Cunha retrata as condições sociais de nosso país, privilegiando o nordeste e nos fazendo perceber que pouca coisa mudou entre o pré-modernismo e o pós-modernismo.


terça-feira, 17 de abril de 2012


Questões temáticas do Pré-modernismo
As questões temáticas do pré-modernismo ainda estão presentes na atualidade, tanto é que as artes ,as ciências e as temáticas entretêm, relações de interdependências que fazem com que as invenções ou mutações tecnológicas fazem emergir novas formas artísticas.
Hoje as tecnologias desta última decência, particularmente estão relacionadas à eletrônica e a informática para que possam abrir novas possibilidades de um grande avanço tecnológico.
As telecomunicações se formaram indissociáveis dos sistemas de informação, o que hoje constitui uma marca distintiva da nossa sociedade atual.                                            
                                                                       By: Andrea Jansen

O Pré-modernismo no Brasil

  O que se conversionou chamar de Pré-modernismo,no Brasil,não constitui uma ''escola literária'',ou seja, não temos um grupo de autores afinados em termo de um mesmo ideário, seguindo determinadas características. Na realidade, Pré-modernismo é um  termo genérico que designa uma vasta produção literária que abrangeria os primeiros 20 anos do século xx.

ALUNO: Linecker Pereira Mendes

terça-feira, 10 de abril de 2012

O QUE FOI O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL?

O pré-modernismo desponta como um movimento que funciona como alavanca do modernismo. É encarado pelo crítico como a literatura de um período de transição, e como tal possui um caráter, de um lado vinculado ao passado e de outro, com olhos no futuro.Basicamente, o pré-modernismo abrangeu a continuidade das produções literárias de caráter critico. Principalmente na prosa, os autores procuravam trabalhar com temas denuncia social, procurando apontar as folhas de uma sociedade dividida. A prosa pré-modernista apresenta como tema a realidade da vida brasileira e seus problemas, através  da analise da situação de diversos personagens tipicamente brasileiros: O caipira, o sertanejo, representante da classe media etc. Destacam-se nesse período os autores, Lima Barreto-(O triste fim de pólicarpio quaresma), Augusto dos Anjos-(Eu), Euclides da Cunha-(Os sertões), Monteiro Lobato-(Urupês), Graça Aranha-(Canaã). 

                                                                               By: Elayne Santos

 As questões temáticas do pré-modernismo
O inicio do século xx prometia ser muito bom, pois a ciência procurava progresso e conforto. E também havia uma nítida divisão entre a classe dominante (aristocracia) e a classe media (profissionais liberais, comerciante, funcionários públicos).Essa desigualdade sociais começaram a provocar uma grande inquietação na população, o que culminaria num ansioso desejo de retratar a sociedade e sua desigualdade.
                                                                                        By: Elayne Santos

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AS QUESTÕES SOCIAIS ABORDADAS NAS OBRAS PRÉ-MODERNISTAS AINDA SÃO PERCEBIDAS NESTE INÍCIO DE SÉCULO XXI

                     Infelizmente ainda são percebidas na  nossa sociedade um grande mau chamado de preconceito  não tanto quanto na época dos  pré-modernistas , imagino que muitas pessoas sofreram com  as críticas  e  preconceitos. Percebemos em nossa sociedade a luta para mudar essa situação e uma realidade que antes era  encoberta e que hoje percebe-se   o quanto foi importante a  contribuição dos primeiros modernistas  para a sociedade , de um problema que na sociedade era mascarado pelo medo de expressão. Houve muita  resistências, para não   implantar  as  novas  ideias  de modernização. Mesmo com todas as resistências, as ideias modernizadoras  influenciaram  muito  para a modernização  de novas formas de vida da sociedade.     

Ludimila - 3 B


O que foi o pré-modernismo no Brasil
O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século xx, sobretudo no campo da literatura das artes plásticas.
Foi desencadeado tardiamente na década de 1920, esse foi resultado, em grande parte da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas européias no período que antecedeu a primeira guerra mundial, tendo como por exemplo do cubismo e do futurismo ,refletindo então na procura da abolição de todas as regras anteriores e a procura da novidade.
                                                                                                                                        By: Andrea Jansen

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O QUE FOI O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL?

O pré-modernismo no Brasil foi o pensador e o critico literário. Ele foi período literário que marcou a transição entre o modo clássico de fazer arte e o desejo de modernizar essa arte.
O pré-modernismo foi marcado por duas características essenciais que eram o:
1.       Conservadorismo - falavam que traziam na sua estética os valores naturalistas;
2.       Renovação – falavam que demonstravam intima relação com a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período.
As principais obras e autores:
Euclides da Cunha com “Os sertões”
Graça Aranha com “Canaã”
Lima Barreto com “O homem que sabia javanês”
Monteiro Lobato com “Cidades Mortas” entre outras.

                                                                                         By: Marlos Costa

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pré - Modernismo no Brasil

"O que foi o pré-modernismo no Brasil"

O pré-modernismo no Brasil vai do século xx até 1922, ele  veio bem do começo da Arte Moderna, é uma transição entre a tradição literária e sua ruptura radical,alguns escritores cujas obras destoam de nossa produção literaria são considerados pre- modernistas.
 É uma mentalidade artistíca que é muito ligado ao ecos do Realismo-Naturalista e do Parnasianismo- Simbolismoque não contribuem para criçãos significativas.
* Principais Escritores e Obras do Pré- Modernismo Brasileiro*
-Poesia:
Augusto dos Anjos- Eu (1912)
-Prosa:
Euclides da Cunha- Os Sertões (1902)
Lima Barreto-Triste Fim da Policarpo Quaresma(1915)
Monteiro Lobato-Urupês(1918
Graça Aranha- (1902)

                                                   By: Daniele Silva 3ºA

quarta-feira, 4 de abril de 2012

FILME POLICARPO QUARESMA

Pré - Modernismo no Brasil (Semana de Arte Moderna)

          Pré-Modernismo, período que antecedeu à realização da semana de arte moderna e que se estendeu de 1902 a 1922-, percebia-se a preocupação de alguns autores em denunciar a realidade brasileira, descortinando um Brasil não oficial, dos marginalizados, desde o sertão nordestino até subúrbio cariocas, passando pelas áreas rurais de São Paulo. 
A primeira obra que negava o Brasil idealizado pelos autores românticos foi os Sertões, de Euclides da Cunha, publicado em 1902. A partir do relato da Revolta de Canudos, liderada pela figura mistica de Antônio Conselheiro, o autor escancarou os constrastes entre o Brasil europeizado, que "vive parasitariamente à beira do Atlântico", e aquele outro Brasil, o dos "estraordinários Patrícios" do sertão nordestino.
       A partir da Semana de Arte Moderna, as discussões sobre a realidade brasileira se intensificaram e percorreram novos rumos.
                                                                           
 By: Erica Patricia 3ª A

terça-feira, 3 de abril de 2012

O que foi o pré-modernismo no Brasil?

O pré-modernismo não constitui uma escola literária, e sim um período de transição para o modernismo, no qual convivem várias tendências, ou seja, ainda há traços de escolas anteriores tais como: Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo. 
No geral o pré-modernismo se caracterizou como uma literatura de crítica social, cujos temas abordados eram assuntos do dia-a-dia que refletiam o interesse pela realidade brasileira, gerando obras de nítido caráter social.
Monteiro Lobato, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Graça Aranha e Augusto dos Anjos fizeram da realidade brasileira um alicerce para suas obras.
A revolta com o preconceito, por sua cor e a vida economicamente difícil somados à constantes crises de depressão e ao alcoolismo fizeram de Lima Barreto um crítico social severo. Seu principal romance foi: ”O triste fim de Policarpo Quaresma” que narra os ideais e a frustração do funcionário público. 
Monteiro Lobato crítica a face de um Brasil moderno, estimulado pela ciência e pelo progresso. Geralmente suas obras retratavam vilarejos decadentes.
Euclides da Cunha em “Os sertões” onde retratava a miséria, o fanatismo e a violência em Canudos.
Graça Aranha com “Canaã” onde relata a imigração Alemã no Espirito Santo e ainda Augusto dos Anjos com “Eu”, sua única obra que choca pela agressividade do seu vocabulário e pela visão dramaticamente angustiante da matéria e da vida dos Cosmos.
Eliana  Rodrigues

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O PRÉ- MODERNISMO NO BRASIL - Contexto histórico

O Pré-Modernismo é um período de transição o qual retratou o Brasil da República Velha, época em que a economia tinha por base a dupla "Café com Leite", ou seja, centra-se na lavoura cafeeira e na pecuária. Por outro lado, o país vivia o auge da industrialização e do crescimento operário. A partir dai, escravos libertados que compõem a classe marginalizada por vários pontos do país integram a camada menos favorecida da sociedade, ao contrario da elite, detentora de dinheiro e de poder. Este quadro gerou uma série de revoltas por várias regiões do país, entre elas destacam-se:
-No Nordeste : Fenômeno do Cangaço,Fanatismo religioso centrado na figura do Padre Cícero, Guerra de Canudos ;
-No Rio de Janeiro: Revolta contra a vacina da febre amarela e Revolta da Chibata;
-No Sul : Guerra do Contestado;
                                                 
                                                                          By  VANESSA MATOS - 3º B