Afirmar
que os brasileiros leem pouco e leem mal não chega ser nenhum exagero. Essa afirmação
pode ser comprovada pelas inúmeras pesquisas já realizada e amplamente
divulgada, tanto por órgãos oficiais nacionais quanto internacionais. Entre os
fatores que explicam tal fenômeno pode-se citar a falta de incentivo á leitura
desde a infância e a não eficácia das políticas públicas voltadas para a
prática da leitura nas escolas.
O
que se tem percebido é que, de modo geral, o adulto que gosta de ler recebeu
esse incentivo ainda na primeira infância, antes de iniciar sua vida escolar,
ou seja, recebeu estímulo dos pais, em casa. Quando isso não ocorre, a escola
dificilmente consegue êxito no que se refere a transformar a criança em adulto
leitor, alguém que pratica a leitura de forma proficiente. E porque a escola
não consegue? As políticas públicas não são eficazes.
É
necessário que tanto os pais quanto a sociedade de um modo geral, e em
particular o poder público, passem a entender a leitura como algo indispensável
para o sucesso da criança em sua vida escolar, para a qualificação do adulto e,
consequentemente, para o progresso do país.
BENILDO PEREIRA 3A
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