segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EXERCITANDO O TEXTO DISSERTATIVO


Os brasileiros leem pouco e leem mal

Nos dias atuais, muitas questões contribuem para que os brasileiros leiam pouco e mal, como por exemplo, a falta de hábito da leitura, a falta de incentivo da família bem como falta de acesso aos instrumentos que incentivem essa prática.
Os brasileiros têm o péssimo hábito da leitura, e é muito difícil olharmos pessoas nas ruas lendo revistas, livros ou jornais. Isso também está relacionado à falta de disposição das pessoas, fazendo com que a sociedade possa obter menos conhecimento.
Outro aspecto também está relacionado à falta de incentivo da família, pois esse “costume” de ler vem desde a infância, por isso, se a criança não tem esse apoio dos pais principalmente, não irá ser uma boa leitora e nem sentirá o gosto pela mesma.
Às vezes o não acesso aos meios que incentivem a prática da leitura, como livros, jornais, internet ou mesmo a biblioteca, não fazem parte da realidade de muitos, até mesmo pela questão financeira.
Assim sendo, a cada dia que passa, o número de brasileiros que leem pouco e mal vem aumentando, fazendo com que a sociedade seja formada por pessoas sem qualificação e sem conhecimento, visto que a leitura é uma das formas mais eficazes para isso. É de extrema importância que as pessoas tomem consciência do quanto a leitura é indispensável para o desenvolvimento intelectual e, com certeza, para seu futuro e para a nação.

GEYSSA LENE RABELO NUNES
(3º Ano – C – Matutino)

Nenhum comentário: