terça-feira, 20 de março de 2012

Pré-modernismo: questões temáticas

Os temas abordados no pré-modernismo, como os tipos humanos marginalisados, questões políticas, o regionalismo, ainda se fazem presentes na atualidade.

O índice de probreza no Brasil é muito elevado. Muitas pessoas não têm onde morar e moram na rua e por morarem na rua são rejeitadas, ignoradas e até condenadas por pessoas preconceituosas, por acharem que todo "sem teto" é vagabundo, marginal, sem educação...

Hoje é muito comum, aparecer nos noticiários questões políticas que aconteceram no período do pré-modernismo, como: Revolta do Contestado, Greve Gerais dos Operários, Revolta da chibata... Esses acontecimentos político-sociais acontecem hoje, mas com outros nomes. Quantas Greves de Operários já aconteceram no Brasil do século XXI? Como a greve geral da polícia militar, médicos, advogados, professores... Reivindicando melhores condições de trabalho e salário? Quantas Revoltas do Contestado hoje existe por aí? Empresas expandindo seus negócios, se modernizando, prejudicando os menos favorecidos, os pobres sendo obrigados a sair de suas terras e assim havendo "contestamento" nos fóruns judiciários.

E o preconceito com o nordestino que existia no período do pré-modernismo ainda existe nos dias atuais, só com uma diferença; é "disfarçado!"

É comum um nordestino em outra região perder uma vaga de emprego por ser nordestino. Porque as pessoas de outra região acham que o Nordeste não é civilizado, por sua história. Quando os cangaceiros partiam em grupos pelo sertão de vários estados nordestinos, saqueando vilas e fazendas e espalhando morte e medo por onde atravessavam. Mas eram tidos como heróis pelos vilarejos miseráveis por onde traziam comida e remédios para essas localidades. E também por acharem que o nordestino vai tomar a vaga de emprego deles, exatamente pelo fato de terem muita competência e fazer muito sucesso hoje em dia pelo Brasil.

                                                                   by: Ivanielson Araujo

Nenhum comentário: