sexta-feira, 16 de março de 2012

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL


                                                                                                                        BY: Daniele Lima

O pré-modernismo foi uma fase de transição. A ruptura dos valores europeus na tentativa por mostrar a realidade sócio-cultural do Brasil no século XX. Os autores pré- modernistas procuraram fazer uma crítica social utilizando personagens brasileiros que eram ignorados pela elite. Caipiras, sertanejos, população dos subúrbios, cada autor de uma determinada maneira se identificava com diversos temas característicos do Brasil e abordavam em suas obras.  O contexto pelo qual esses autores vivenciavam inspirados diretamente eu suas criações literárias.
A fase de transição pré-modernista iniciou-se com a obra literária Os setões de Euclides da Cunha em 1902, na qual esse autor procurou retratar a guerra de Canudos existente no nordeste brasileiro, pois durante o conflito, ele fazia reportagens para o jornal o Estado de São Paulo, o que consequentemente levou a escrever sua obra.
Durante a época pré-modernista o Brasil passava por vários conflitos, com a revolta da vacina, ou seja, os autores literários estavam ligados aos problemas existentes no país, que estavam camuflados pela classe dominante.

Nenhum comentário: