terça-feira, 19 de junho de 2012

A crise vivida pela sociedade no contexto da 2ª geração modernistas são as mesmas ou similares ás vividas pela sociedade hoje?

O periodo de 1930 á 1945, registrou a estreia de alguns dos nomes mais significativos do romance brasileiro:

Autores como, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Érico veríssimo, que produzem uma literatura de carater mais construtivo, aproveitando as conquistas da geração de 1922 e sua prosa inovadora.

Tinha como caracteristica, as transformações vividas pelo país com a Revolução Mundial e os choques ideologicos, que levaram a posições mais definidas que formam o desenvolvimento de um romance caracterizado pela denúncia social, que exprime um elevado grau de critica, entre as relações de eu com o mundo.

Numa busca incessante do homem brasileiro, o regionalismo ganha dessa forma uma importancia, até então, não alcançada na literatura brasileira, que leva dessa forma, as relações do personagem com o meio natural e social com a escrita de obras regionalistas.

Mudanças, que são similares as que podem ser observadas na atualidade, pois, mesmo com o passar do tempo as denuncias e as criticas sociais são abordadas pelos nossos escritores, que só confirmam a passagem de um Nordeste medieval para uma nova realidade capitalista e imperialista.

Nenhum comentário: