quinta-feira, 15 de março de 2012

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

BY: RAÍSSA MENDES

Uma forma de romper com preconceitos e mostrar não apenas o lado desenvolvido, o pré-modernismo desenlaçou um conflito entre a área urbana, que era retratada nas escolas anteriores, e a zona rural, ainda não explorada pelos autores.
O período de transição para o modernismo chamou-se de pré-modernismo que, ao contrário do realismo, na qual a realidade era descrita através da luta pelo poder e romances problemáticos, no período pré-modernista veio à tona as revoltas, urbanização e ideologias progressistas versus uma área menos favorecida em que havia o tradicionalismo agrário.
A realidade nacional foi retratada de forma ”nua e crua” através das produções literárias de muitos autores, tais como Lima Barreto, Monteiro Lobato e Euclides Da Cunha descrevendo os subúrbios, o caboclo interiorano e o sertão nordestino, respectivamente.
Atualmente, tais temas predominam em obras em que há a narração da luta diária destes personagens reais que enfrentam as dificuldades de um país com regiões maltratadas pela seca e miséria. E a literatura que antes marcou a sociedade, hoje é vista como um fragmento das dificuldades dos dias atuais.

Um comentário:

Brilhantes Estrelas do Cruzeiro do Sul disse...

Muito bom texto!!! Ainda poderia abordar na sua fala, de maneira mais clara e objetiva, os temas recorrentes, tematizados no início do século XX no pré-modernismo: o racismo, o preconceito, a falta de assistência á população mais carente, por parte do governo, entre outros... mas atendeu á proposta inicial. Parabéns!!!