quarta-feira, 21 de março de 2012

O que foi o Pré-modernismo?

O Brasil no início do século XX mantinha basicamente mentalidade do final do século XIX, pós-republicana, positivista e liberal.
Nessa época acontecia vários movimetos político-sociais, tais como: Revolta da Vacina Obrigatória, a Revoltavolta da Chibata, as duas Greves Gerais de Operários, Guerra dos Canudos, Revoltado contestado e o Levante do Juazeiro, que teve como figura central o padre Cícero.

Nesse período a economia cafeeira estava amplamente ligada entre Rio-São Paulo São Paulo-Minas, ocorrendo nesse tempo a Revolução Industrial. Trouxe consigo grande crescimento populacional, devido a urbanização e a imigração para esses estados, principalmente no estado de São Paulo.

O Pré-modernismo não constituía uma escola literária, mas sim um período de transiçaõ para o modernismo. Em geral o Pré-modernismo era uma literatura crítica social, mostrava o Brasil real, com seus conflitos político-sociais. Ele foi a ruptura entre a "velha" e a "nova" literatura.

Grandes autores marcaram o Pré-modernismo brasileiro tais como: Augusto dos Anjos (Eu), Euclides da Cunha (Os Sertões), Lima Barreto (OTrite Fim de Policarpo Quaresma), Monteiro Lobato (Urupês) e Graça Aranha (Canaã).

                                                                                       by:Myrelli Araújo

Nenhum comentário: