sexta-feira, 16 de março de 2012

AS QUESTÕES TEMÁTICAS DO PRÉ-MODERNISMO AINDA ESTÃO PRESENTES NA ATUALIDADE?

BY: Suane Martins

De fato há semelhanças nos acontecimentos do Pré Modernismo e nos acontecimentos da atualidade. Uma das semelhanças é que esses dois períodos se voltam às questões internas do país. Em que se destacam a realidade brasileira, os conflitos e a questão do preconceito retratado pelos autores pré modernistas e atuais.
Se tratando da realidade brasileira os tipos humanos incluem-se nesse item, a figura do cangaceiro, sertanejo e caipiras. No Pré Modernismo eram considerados mestiços, mal-humorado e sempre criticado por sua aparência e sua forma de vida, não mudando nada na atualidade, a única diferença é que esses mestiços procuram melhores condições e também a própria razão de viver.
Outra a ser discutida é que o Pré Modernismo procurava mostrar suas revoltas sobre os acontecimentos da época e a disputa entre a ambientação urbana e a região, pois em alguns poemas eles fazem descrição da terra onde ocorreram tantas revoltas. A marginalidade é outra semelhança marcante que predominava nas favelas das grandes cidades e que na qual o Pré Modernismo deu o primeiro passo constatando que foi através da imigração européia e o fim da escravatura que começaram a integração das classes menos favorecidas da sociedade.
Portanto, as questões levantadas a respeito dos novos estilos literários, só confirmam que os problemas sociais ainda não apresentam soluções, causando no Brasil conflito graves. Deixando de lado as particularidades humanas retratadas nas demais regiões brasileiras.

Nenhum comentário: