segunda-feira, 12 de março de 2012

Resumo: PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

BY: RAYNARA SANTOS

O pré-modernismo não foi uma escola literária, mas sim um período que antecedeu ao Modernismo, misturando várias tendências. Teve seu início em 1902.
Definindo de maneira clara o que foi esse movimento no Brasil, foi uma literatura de crítica social, mostrando o verdadeiro Brasil com seus conflitos sociais. O grande tema do pré-modernismo foi o Brasil não oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos e dos subúrbios. Tinha como principal característica os tipos humanos marginalizados, como o sertanejo nordestino. Mantinha ligação com os atos políticos, econômicos e sociais contemporâneos. Denúncia da realidade brasileira negando o Brasil literário herdado do Romantismo e do Parnasianismo.
Diminuindo dessa forma a distância entre realidade e ficção. O regionalismo, por exemplo, de Euclides da Cunha, montava um painel bem vasto sobre o norte e nordeste.
Os principais autores e suas obras: Lima Barreto (Triste Fim de Policarpo Quaresma), Euclides da Cunha (Os Sertões), Monteiro Lobato (Urupês), Augusto dos Anjos (Eu – baseava-se na poesia da solidão e da decomposição humano-psicológica).



BY: MICHAEL RIBEIRO

O pré-modernismo no Brasil é como um ponto inicial para o Modernismo. È considerado uma literatura de crítica social. O modernismo não constitui uma escola literária, propriamente dita, mas um período de transição para o Modernismo, ou seja, não temos um grupo de autores afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características.
As questões sociais abordadas nas obras pré-modernistas ainda são percebidas neste início do século XXI, questões como o preconceito, as desigualdades sociais, etc.
Podemos perceber que muitas pessoas sofrem por causa do preconceito, porque as pessoas não procuram se igualar com os outros, tem pessoas que se acham superiores dando origem, por exemplo, a desigualdade social.



BY: PEDRO DOS ANJOS

O pré-modernismo no Brasil foi um período de crítica social que mostrou a realidade de seus conflitos político-sociais. Foi um período de transição literária, com forte denúncia política, econômica e social, mesclando realidade e ficção.


BY: WELSON DOS ANJOS

Foi um momento de transição entre as tradições literárias do século XIX e suas rupturas que inauguram o Modernismo do século XX.



BY: FRANCIVALDO COELHO

Foi uma radiografia crítica do Brasil. O que ficou enfatizado foi que esse período representa uma literatura de crítica social, desmistificou o romantismo e seu nacionalismo, seu ufanismo e mostrava o Brasil real e seus conflitos sociais que tinha como objetivo a busca por uma linguagem brasileira simples. 



Nenhum comentário: