quinta-feira, 15 de março de 2012

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL

BY: Iracema S. Maia Neta

 Logo após o surgimento das escolas literárias, ocorreu um período no qual os autores mesclavam nas obras, várias tendências literárias, pois eles não tinham a preocupação de estabelecer um só estilo literário, então surgiu o Pré Modernismo.
Nessa época o Brasil passou por vários acontecimentos históricos, um deles foi a Revolta da Chibata e ainda havia os conflitos entre os dois “brasis” que foi marcado pelo industrialismo e as revoltas sociais.
O Pré Modernismo iniciou no século XX e foi até 1922, esse foi um momento de transição das outras escolas, por isso não foi considerado uma escola literária. Os autores desse período fizeram uma ruptura de todas as tendências anteriores. Dessa vez eles mostravam inconformismo diante da realidade brasileira.
Os principais autores desse período foram Monteiro Lobato, com sua obra Urupês que retrata a vida do caipira, Lima Barreto, com Triste fim de Policarpo Quaresma que fala dos subúrbios da cidade e por fim Euclides da Cunha, com Os sertões que tinha como tema a Guerra de Canudos.

Nenhum comentário: