quinta-feira, 22 de março de 2012

Resumo: O PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL


BY: Matheus Vieira

O Pré – Modernismo no Brasil teve início entre o fim de século XIX e o início do século XX, onde basicamente possuía uma mentalidade positivista, liberal pós- republicana.
Más ao contrário do que muitos imaginam, o pré- modernismo não constitui uma escola literária, e sim, foi o inicio do processo de uma nova literatura, sobressaindo dos conceitos europeus.
O Pré- modernismo trazia de fato o “Brasil Real”. Onde em sua crítica social, abordava assuntos regionalistas, os tipos sociais marginalizados, assunto políticos- sociais.
Em seu contexto histórico, o pré- modernismo passava por uma crescente economia cafeeira, onde a imigração e urbanização também cresceram.
Não podemos esquecer os acontecimentos políticos- sociais como: A revoltada chibata; A revolta do contestado entre tantas outras.
Autores e obras, também mascaram o período pré- modernista, como:
*Graça Aranha – Canaã (1902)
*Augusto dos Anjos (1902)
*Monteiro Lobato (1918)
Portanto, pré-modernismo marcou uma virada na literatura brasileira, trazendo uma visão para os autores e até mesmo para a sociedade em si.

 Pré - Modernismo ontem e hoje.

O pré-modernismo abordou temas que causaram grande debate na época; O texto de monteiro lobato (urupês) falava da discriminação sobre o sujeito caipira, e hoje não é diferente. O nordestino, o negro e o homossexual etc. Sofrem também com a discriminação.
As questões político- sociais citadas também no pré- modernismo, hoje é um tema de vasta discussão na sociedade.
Portanto todas as temáticas do pré- modernismos hoje também estão evidentes, e causando debates até mesmo maiores do que naquela época.

Um comentário:

Brilhantes Estrelas do Cruzeiro do Sul disse...

Excelente! O texto está bastante coerente e contempla as propostas apresentadas. Parabéns!!!