domingo, 27 de maio de 2012

Álvaro de Campos

Álvaro de Campos nasceu em 15 de outubro de 1889. Engenheiro, inquieto e sensacionalista, representou a parte mais audaciosa a que Pessoa se permitiu, através das experiências mais barulhentas do futurismo português, inclusive com algumas investidas no campo da ação político-social.
Para Pessoa, Álvaro de Campos é descrito biograficamente: ‘‘Nasceu em Tavira, teve uma educação vulgar de Liceu; depois foi mandado para a Escócia estudar engenharia, primeiro mecânica e depois naval. Numas férias fez a viagem ao Oriente de onde resultou o Opiário. Agora está aqui em Lisboa em inatividade. ’’
Álvaro de Campos apresenta três fases em sua poesia, no início é influenciado pelo decadentismo simbolista, depois pelo futurismo e por fim, escreve poemas pessimistas e desiludidos.
Fase decadentista:
É a fase do desencanto perante a vida. É encontrada no poema, Opiário. É nessa fase que Campos se encontra desiludido consigo mesmo e com o mundo e se torna um viciado em ópio.
Fase futurista:
É a fase da apologia da civilização moderna. O futurismo surgiu em 1909, foi um movimento artístico que estreou com a publicação do Manifesto Futurista de Marinetti. Nesse movimento são exaltados a violência e o excesso. Álvaro aderiu o movimento aos conhecer Caeiro.
Fase intimista:
A fase do regresso ao desencanto perante a vida é a posterior ao futurismo. É nessa fase para Campos as emoções e o excesso não lhe trazem felicidades, por se assemelha ao próprio Pessoa em vários aspectos: nostalgia da infância perdida, desencanto, tédio e náusea.

Estilo de escrita:
O estilo de Campos apresenta as seguintes características: os versos são longos e livres, o freqüente uso de interjeições e exclamações e de diversos recursos estilísticos, como as apóstrofes, enumerações e anáforas...
Álvaro de Campos é a personalidade pessoana que mais se aproximou de uma poesia realista, e, também, quem mais foi marcado pelos caracteres da modernidade.

Poema:
Às Vezes Tenho Idéias Felizes

Às vezes tenho idéias felizes, 
Idéias subitamente felizes em idéias
 
E nas palavras em que naturalmente se despegam...
 
Depois de escrever, leio...
 
Por que escrevi isto?
 
Onde fui buscar isto?
 
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
 
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
 
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...
 

Álvaro de Campos


By Camilla e Iracema     3ºC



Um comentário:

Brilhantes Estrelas do Cruzeiro do Sul disse...

Parabéns!!!

O texto está bastante informativo e resumido. As informações são bastante interessantes sobre o autor.