quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ricardo Reis - Dados Biográficos




Ricardo Reis

Daryel
Alef
Myrelli
Cléucio
Ivan

3ª A

Ricardo Reis (19.09.1887) é um dos três heterônimos mais conhecidos de Fernando Pessoa, tendo sido imaginado de relance pelo poeta em 1913, quando lhe veio a ideia de escrever uns poemas de índole pagã. Nasceu no Porto, estudou em um colégio de jesuítas, formou-se em Medicina e, por ser monárquico, expatriou-se espontaneamente desde 1919, indo viver no Brasil. Era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidatismo. Na sua biografia não consta sua morte, no entanto José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto em seu livro “O ano da morte de Ricardo Reis”, situando a morte de Reis em 1936.
As primeiras obras foram publicadas em 1924, na Revista Athenas, fundada por Fernando Pessoa. Mais tarde foi publicado “Ato odes”, entre 1927 e 1930, na Revista Presença, de Coimbra. Os poemas e prosas restantes são de publicação póstuma.
Reis, também discípulo de Caeiro, admira a serenidade e a calma com que este encara a vida, por isso, inspirado pela clareza, pelo equilíbrio e ordem do seu espirito clássico greco-latino, procura atingir a paz e o equilíbrio sem sofrer, através da disciplina e das doutrinas gregas.


A cada qual

A cada qual, como a ‘statura, é dada
A justiça: uns faz altos
O fado, outros felizes.
Nada é prêmio: sucede o que
acontece.
Nada, Lídia, devemos
Ao fado, senão tê-lo.


Nenhum comentário: